Hora certa!

00:00:00

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Bullying na escola

Olá, Olá! queridos alunos!

Nossa proposta em sala de aula é discutir temas polêmicos!

E botar as ideias pra todos lerem, pois, afinal,de que vale escrever só pra profe ler e dar nota, né?
O Bullying é um dos temas do terceirão matutino e segundões e quem mais quiser...
Para começar a primeira tarefa é minha!

Bullying, o que fazer na escola?

As relações interpessoais entre as pessoas se tornam mais difíceis. Estudiosos afirmam que cada vez mais a falta de valores contribuem para que as pessoas se tornem indiferentes ou agressivas. Alguns usam sua indiferença e agresssividade para tornar a vida do outro um tormento. E escolhem suas vítimas para exercer o domínio sobre elas maltratando-as e ridicularizando-as perante os colegas - como acontece nas escolas.
Na escola podemos observar um número maior de pessoas diferentes, isto é, a diversidade está presente de diversas maneiras - seja na cor, na opção sexual, no porte físico, nas deficiências, na forma de pensar e agir, etc.
Por conta disso, "As formas de Bullying mais comuns em ambientes escolares são: agressões físicas e verbais; ameaças; brigas; chantagens; apelidos; trotes; roubo; racismo; xenofobias - aversão a tudo aquilo que vem de outras culturas e nacionalidades - intimidações; piadinhas; assédios; xingamentos; alienações; abusos; discriminaçõese várias outras formas de se ridicularizar uma pessoa".
Na escola não são apenas os alunos as vítimas, mas professores e toda a equipe escolar sofre com as maldades, pois além de os agredir física e verbalmente utilizam meios como a internet para ridicularizá-los, em sites.
Assim como os alunos, professores também muitas vezes fecham os olhos para as agressões que sofrem principalmente, as verbais. É comum o risinho debochado, os apelidos, o xingamento, as intimidações "tipo" - "eu sei onde você mora", " conheço seus filhos", os riscos no carro, a indiferença e a reclamação criando atrito porque se acham no direito de reclamar de notas quando pouco compareceram às aulas.
Mas para tudo isso há leis. Atualmente podemos processar àqueles que praticam Bylling contra nossa pessoa, os quais poderão pagar diversos tipos de penas.
No momento que o Bullyng é praticado, independente de quem o pratica, gera situações de violência que pode atingir toda a sociedade.
É necessário, portanto, que todos os envolvidos no processo educacional elaborem planos de ação em que valores como a cidadania, o respeito, o amor, a valorização do outro, o companheirismo sejam abordados na escola e nas famílias. Ambos são responsáveis para que se extinga o Bylling nas escolas e na sociedade.

Nenhum comentário: