Hora certa!

00:00:00

sexta-feira, 19 de junho de 2009

"Como posso me sair bem no ENEM"?

Artigo

O exame do ENEM será constituído por quatro provas, contendo 45 questões objetivas de múltipla escolha cada. Em de 2009, o Novo Enem passará a valorizar a interpretação.
A redação deverá ser feita em Língua Portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
A prova de redação é sempre preocupante para os alunos. E não existem "dicas" nem roteiros para se fazer uma boa redação. Entretanto, é necessário ler diversas modalidades de textos e escrever muito. E ainda discutir com o professor as questões técnicas da produção, vai ajudar no sentido de compreender a leitura do próprio texto.
Segundo o professor Irineu Ferraz(mestre em linguística, Colégio Águia, de Francisco Beltrão) - "é preciso o estudante entender o que é uma sequência progressiva de ideias, como manter a unidade temática ao longo do texto e a diferença entre parágrafo e um período.
Já para o Professor Adão Kroetz(coordenador pedagógico do mesmo Colégio, "as provas de exatas do ENEM devem focar menos cálculos e mais assuntos do cotidiano. O aluno deve olhar a ciência de modo diferente, encarando o conteúdo de modo a explorar os periféricos do enunciado do exercício que podem dar subsídios para a resolução. Deve encontrar saídas alternativas onde há cálculos prontos ou note o impedimento de aplicação de fórmulas, pois salienta que os fatores variáveis dão ponte ao resultado". Continua o professor, "As disciplinas exatas, seja Matemática, Física ou Química exigem, a princípio, um raciocínio bastante lógico e é tendência que o vestibulando deve ficar atento ao que está em voga, quais são os assuntos que envolvem essas disciplinas". E a onda do momento é o Ano Internacional da Astronomia e da Astronáutica, além do Ano Internacional da Tecnologia. Afirma ainda ter certeza que nessa prova do ENEM não terá cálculos árduos, aqueles muito secos para fazer uso da aplicação de fórmulas e chegar a um resultado e que a mesma vai ser interpretativa.
Por conseguinte, a leitura de bons textos e das melhores redações de universidades, colegas da própria sala de aula e professores da escola, é muito importante para refletir e analisar o próprio texto. Sem contar que o vestibulando deve estar atento ao estudo de questões que envolvam a leitura em âmbito das demais disciplinas.

Nenhum comentário: