Hora certa!

00:00:00

terça-feira, 15 de junho de 2010

Coesão textual

Na correção do seu texto, escrevi que estava faltando coesão?
Então, leia mais explicações sobre esse mecanismo.

Um texto escrito deve apresentar coesão, isto é, as ideias devem estar ligadas umas às outras, formando uma sequência lógica e contínua.
Há vários mecanismos para conectar as partes de um texto.
1. Coesão referencial
Utiliza expressões que retomam ou antecipam nossas ideias:
- onde: indica a noção de "lugar" e pode substituir outras palavras.
Marmeleiro é uma cidade onde há pouca poluição.
No caso, "onde" retoma a palavra cidade.
- cujo: estabelece uma relação de posse entre dois substantivos.
Machado de Assis é um escritor cujas obras lemos com prazer.
- que: pode substituir(e evitar a repetição de) palavras ou de uma oração inteira.
Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, o que permitiu aos portugueses ampliarem seu império marítimo.
- esse(a), isso: podem unir duas frases, apontando para uma ideia que QUE JÁ FOI mencionada no texto.
O diretor de uma escola tem inúmeras funções a cumprir. Essas responsabilidades, no entanto, podem ser divididas com toda sua equipe.
- este(a), isto: unem duas frases e apontam para uma ideia QUE SERÁ mencionada no texto.
O que me fascina em Machado de Assis é isto: sua ironia.

2. Coesão lexical
Evita a repetição de palavras, e, também, une partes de um texto.
Pode ser feita através de:
- sinônimos:palavras semelhantes que podem ser usadas em diferentes contextos, mas não podem alterar o que o texto quer transmitir.
A Professora X, diretora da escola, afirmou que todos os alunos devem fazer filas para entrar na sala de aula. Segundo a mestra, isso trará mais organização na entrada das aulas.
- hiperônimos: vocábulo de sentido mais genérico em relação ao outro.
João estava na poltrona do teatro à espera da peça começar quando, de repente, no assento ao lado, uma pessoa desmaiou.
- perífrase: substituição de um nome comum ou próprio por um expressão que a caracterize.
O povo lusitano foi bastante satirizado por Gil Vicente.
Utilizou-se a expressão "povo lusitano" para substituir "os portugueses".
O astro rei (Sol; Última flor do Lácio (língua portuguesa); Cidade-Luz (Paris); Cidade Sorriso (Curitiba), Cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro).
Esse rodeio de palavras que substituiu um nome comum ou próprio chama-se perífrase.

3. Coesão sequencial
Estabelece relações lógicas entre as ideias do texto. Utiliza-se os chamados conectivos(principalmente preposições e conjunções.
Os principais são:
- consequência( ou conclusão): por isso, logo, portanto, pois, de modo que, assim, então, por conseguinte, em vista disso.
- causa: porque, pois, visto que, já que, dado que, como, uma vez que, porquanto, por, por causa de,em vista de, em visrtude de, devido a, por motivo de, por rezões de.
Ela passou de ano, já que é muito estudiosa.
- oposição: entretanto, mas, porém, no entanto, todavia, contudo.
Chiquita tinha tudo para passar de ano, no entanto, não comparecia às aulas.
Estudou, mas não foi aprovado.
- condição: se, caso, desde que, contanto que.
Você pode acampar, desde que volte no prazo previsto.
Se tiver saudade, volte para casa.
- finalidade: para que, a fim de que, com o objetivo de, com o intuito de.
Com o intuito de conseguir vaga na Universidade, os alunos estudavam durante horas.

Bons estudos! Mas aproveite para ler e pesquisar mais sobre coesão.
E não se esqueça de postar aqui sua aprendizagem.
Estarei de olhoooooo!

sábado, 12 de junho de 2010

Estoy innamorato







SONETO DE FIDELIDADE
Vinícius de Morais
De tudo, meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor ( que tive ) :
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.


Pablo Neruda
Talvez não ser é ser sem que tu sejas,
sem que vás cortando o meio-dia
como uma flor azul, sem que caminhes
mais tarde pela névoa e os ladrilhos,
sem essa luz que levas na mão
que talvez outros não verão dourada,
que talvez ninguém soube que crescia
como a origem rubra da rosa,
sem que sejas, enfim, sem que viesses
brusca, incitante, conhecer minha vida,
aragem de roseira, trigo do vento,
e desde então sou porque tu é,
e desde então é, sou e somos
e por amor serei, serás, seremos
.

Um pouco da história

O Dia dos Namorados é uma data comemorativa, não oficial, destinada aos casais de namorados, pretendentes e apaixonados. É tradição a troca de presentes, bombons e cartões com mensagens de amor entre namorados ou pessoas que se amam. Aqui no Brasil, esta data é comemorada em 12 de junho. Em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro (Dia de São Valentim – Valentine’s Day).
História da data (14 de fevereiro) - Origem do Dia de São Valentim

A comemoração desta data remonta o Império Romano. Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II. Porém, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio, porém de forma secreta. Foi preso pelos soldados e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270.

Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. A comemoração passou a ser realizada todo 14 de junho, principalmente, na Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos.

História do Dia dos Namorados no Brasil (12 de junho)

No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”.

Portanto, em nosso país foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.

www.suapesquisa.com

quinta-feira, 10 de junho de 2010

http://www.dominiopublico.gov.br

Aprendam muito nesse espaço.

Bullying na escola

Olá, Olá! queridos alunos!

Nossa proposta em sala de aula é discutir temas polêmicos!

E botar as ideias pra todos lerem, pois, afinal,de que vale escrever só pra profe ler e dar nota, né?
O Bullying é um dos temas do terceirão matutino e segundões e quem mais quiser...
Para começar a primeira tarefa é minha!

Bullying, o que fazer na escola?

As relações interpessoais entre as pessoas se tornam mais difíceis. Estudiosos afirmam que cada vez mais a falta de valores contribuem para que as pessoas se tornem indiferentes ou agressivas. Alguns usam sua indiferença e agresssividade para tornar a vida do outro um tormento. E escolhem suas vítimas para exercer o domínio sobre elas maltratando-as e ridicularizando-as perante os colegas - como acontece nas escolas.
Na escola podemos observar um número maior de pessoas diferentes, isto é, a diversidade está presente de diversas maneiras - seja na cor, na opção sexual, no porte físico, nas deficiências, na forma de pensar e agir, etc.
Por conta disso, "As formas de Bullying mais comuns em ambientes escolares são: agressões físicas e verbais; ameaças; brigas; chantagens; apelidos; trotes; roubo; racismo; xenofobias - aversão a tudo aquilo que vem de outras culturas e nacionalidades - intimidações; piadinhas; assédios; xingamentos; alienações; abusos; discriminaçõese várias outras formas de se ridicularizar uma pessoa".
Na escola não são apenas os alunos as vítimas, mas professores e toda a equipe escolar sofre com as maldades, pois além de os agredir física e verbalmente utilizam meios como a internet para ridicularizá-los, em sites.
Assim como os alunos, professores também muitas vezes fecham os olhos para as agressões que sofrem principalmente, as verbais. É comum o risinho debochado, os apelidos, o xingamento, as intimidações "tipo" - "eu sei onde você mora", " conheço seus filhos", os riscos no carro, a indiferença e a reclamação criando atrito porque se acham no direito de reclamar de notas quando pouco compareceram às aulas.
Mas para tudo isso há leis. Atualmente podemos processar àqueles que praticam Bylling contra nossa pessoa, os quais poderão pagar diversos tipos de penas.
No momento que o Bullyng é praticado, independente de quem o pratica, gera situações de violência que pode atingir toda a sociedade.
É necessário, portanto, que todos os envolvidos no processo educacional elaborem planos de ação em que valores como a cidadania, o respeito, o amor, a valorização do outro, o companheirismo sejam abordados na escola e nas famílias. Ambos são responsáveis para que se extinga o Bylling nas escolas e na sociedade.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dia Mundial do Meio Ambiente




Data: 05 de junho
Como surgiu?

Entre os dias 5 e 12 de junho de 1972, foi realizada em Estocolmo, a capital da Suécia, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. A partir dessa data, o dia 5 de junho foi declarado Dia Mundial do Meio Ambiente.
Os participantes da conferência assinaram documentos que deveriam obrigar os governos de todos os países a tomar medidas para impedir a poluição do solo, das águas e do ar. Eles também queriam que as pessoas tomassem consciência da necessidade de proteger o meio ambiente.
A conferência de 1992 foi realizada na cidade do Rio Janeiro e a de 2002 foi realizada na África do Sul..

E NA ESCOLA O QUE VOCÊ PODE ENSINAR AOS ALUNOS?

Primeiramente os alunos devem aprender a respeitar e cuidar do ambiente próximo a eles.
De nada adianta pregar que devem "salvar o planeta", se não entendem que pequenos atos de desperdícios prejudicam o "meio ambiente onde vivem", inclusive, na escola: tomar água e deixar a torneira aberta, desperdiçar folhas de caderno para bilhetinhos, jogar bolinhas nos colegas, fazer bolas para jogar "futebol" na hora do recreio,etc.; jogar papel de balas, chicletes, salgadinhos pelo pátio e arredores da escola. Não apagar a luz e desligar os ventiladores quando saem da sala de aula; na hora da merenda, desperdiçar o alimento deixando sobras nos vasilhames...
A educação para o respeito ao meio ambiente não começa na reciclagem e separação do lixo, apenas. Separar o lixo e reciclar já está institucionalizado. Uns fazem, outros, ainda, parcialmente. Mas os programas governamentais fazem sua parte.
O que preocupa na questão ambiental - lixeiras e lixeiras povoam os lugares por onde transitam as pessoas, mas elas jogam o lixo por onde passam; uns acreditam que rios e córregos são lixeiras, outros, que as forças da natureza ainda são castigo de Deus.
Enquanto isso,o caos se estabelece.
SERÁ que não temos salvação?
SERÁ que estamos falhando na educação de crianças e jovens?

terça-feira, 1 de junho de 2010

Poema de Mário de Andrade

Quando morrer quero ficar

Quando eu morrer quero ficar,
Não contem aos meus inimigos,
Sepultado em minha cidade,
Saudade.
Meus pés enterrem na rua Aurora,
No Paissandu deixem meu sexo,
Na Lopes Chaves a cabeça
Esqueçam.
No Pátio do Colégio afundem
O meu coração paulistano:
Um coração vivo e um defunto
Bem juntos.
Escondam no Correio o ouvido
Direito, o esquerdo nos Telégrafos,
Quero saber da vida alheia,
Sereia.
O nariz guardem nos rosais,
A língua no alto do Ipiranga
Para cantar a liberdade.
Saudade...
Os olhos lá no Jaraguá
Assistirão ao que há de vir,
O joelho na Universidade,
Saudade...
As mãos atirem por aí,
Que desvivam como viveram,
As tripas atirem pro Diabo,
Que o espírito será de Deus.
Adeus.

Mario de Andrade nasceu em São Paulo e construiu praticamente toda a sua vida na metrópole.
O escritor Mario Raul de Morais Andrade foi considerado unanimidade nacional e reconhecido por críticos como o mais importante intelectual brasileiro do século XX.
Mario de Andrade liderou o movimento modernista no Brasil e produziu um grande impacto na renovação literária e artística do país, participando ativamente da Semana de Arte Moderna de 22
25 de fevereiro de 2010 marcou 65 anos sem Mário de Andrade.

Retalhos do Modernismo - acessado 1º/06/10
Luis Almeida