Hora certa!

00:00:00

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Recordo ainda


Recordo ainda...E nada mais me importa...
Aqueles dias de uma luz tão mansa
Que me deixavam, sempre de lembrança,
Algum brinquedo novo à minha porta...

Mas veio um vento de Desesperança
Soprando Cinzas pela noite morta!
E eu pendurei na galharia torta
Todos os meus brinquedos de criança...

Estrada afora após segui...Mas ai,
Embora idade e senso eu aparente,
Não vos iluda o velho que aqui vai:

Eu quero meus brinquedos novamente!
Sou um pobre menino...acreditai...
Que envelheceu, um dia, de repente!...
Mário Quintana

sábado, 17 de abril de 2010

Significado das "pulseiras do sexo"na internet

Pesquise!
O que me preocupa, na internet, é que o assunto está se tornando "gozação", brincadeira. Não há preocupação com a dimensão que elas trazem, principalmente, violência,já divulgada pelos meios de comunicação.

O analfabetismo impera, tanto na escrita quanto na opinião sobre elas.

Apenas transcrevo, duas. E basta!!!

"Cinseramente, o bonito não é estar na moda," mas a moda é priciso pra viver e se infeitar". Intão vamo se infeitar!

"acho um estilo que poucos conhece, e que deveriam conhecer muito mais...., as pulserinhas, são poucas.." "vamo se aproveitar".

"Pulserinhas do sexo"

Em nossa sociedade é comum adolescentes serem bombardeados com "novidades", cuja única intençao é o lucro desenfreado às custas de pessoas ainda em formação.
- "É a moda, precisamos viver o momento, o depois, não interessa", citam, alguns, que passam a aderir o que a sociedade consumista e, sem valor moral e ético, propaga aos desinformados de valores.
E quando isso acontece, a escola torna-se para tal sociedade, o recurso para resolver o problema. E de repente, a escola é acusada de não ter "infelizmente" na matriz curricular "aulas de educação sexual". Como se tais aulas fossem por si só resolver a séria questão que envolve a sexualidade dos jovens. (Aliás, a primeira orientação não seria dos pais?).
Tudo recai na escola para possíveis soluções: uso de drogas,jovens infratores, crianças e adolescentes sem apoio familiar, gravidez na adolescência, bullying, alunos que agridem verbalmente e moralmente professores, etc. Até parece que a escola é a redentora da Pátria.
Entretanto, se a ela atribuem tais quisitos, por que está ainda relegada a segundo plano, vista com olhos piedosos, não merecedora de sua essência maior que é o conhecimento em sua plenitude?
A escola encontra-se na busca da resolução da equação da diversidade de um mundo submetido a violência, a corrupção de todos os valores, a descrença, a incompetência, a desvalorização, a desmotivação... emaranhada procura desatar os nós. E, ainda tem de ser uma escola de qualidade, que ofereça um ensino de qualidade, e saiba resolver estas e outras questões.
Aceitamos tais desafios, mesmo porque, às vezes, em determinadas situações, não podemos dizer NÃO.
Sem demagogia advinda das políticas educacionais, ou, da sociedade que constrói sua teia e depois espera que nos livremos e livremos outros de serem devorados pela inocente "aranha", qual é realmente o papel que se atribui à escola no mundo de hoje? Será que de fato é apenas ensinar o conhecimento científico?
Dia a dia a escola me prova o contrário. O conhecimento científico está em confronto com outras necessidades dos alunos - carência afetiva, abandono familiar, miséria,imposições, violência sexual, drogas, gravidez, ódio, revolta, exploração da sexualidade, cadeia...Então, como ensinar o conhecimento científico? Estamos buscando soluções.
Atualmente, na escola, não são apenas responsáveis pela "educação sexual" uma matriz curricular, nem as disciplinas de Ciências e Biologia. Todas as disciplinas dão sua contribuição. Entretanto,constata-se que a família na maioria das vezes se exclui de tais conversas com os filhos. E a escola se vê sozinha, impotente frente ao grande número de jovens que levam a prática do sexo como uma brincadeira inconsequente. Acrescente-se os demais problemas aqui citados.
Portanto, nada mais nos dias de hoje é "bonito e inocente". Os badulaques para enfeite do corpo, adolescente ou não, marcam conceitos, bons ou ruins. Basta ver o excesso de tatuagens, os "piercings", etc., e as tais "pulserinhas do sexo" que desencadearam nas escolas brasileiras discussão entre educadores, psicólogos e demais autoridades. Nas escolas, buscam-se soluções viáveis em benefício dos estudantes para que não sofram abusos em consequência do uso de tais pulseiras, cuja mensagem em cada uma delas, não é nada inocente, pois envolve desde estupro até pedofilia em alguns estados e municípios.
Profª Marina

sexta-feira, 19 de março de 2010

O Alpinista


"Esta é a história de um alpinista que sempre buscava superar mais e mais desafios.
Ele resolveu depois de muitos anos de preparação escalar o Aconcágua.
Mas ele queria a glória somente para ele, e resolveu escalar sozinho sem nenhum companheiro, o que seria natural no caso de uma escalada dessa dificuldade.
Ele começou a subir e foi ficando cada vez mais tarde, porém ele não havia se preparado para acampar resolveu seguir a escalada decidido a atingir o topo.
Escureceu, e a noite caiu como um breu nas alturas da montanha, e não era possível mais enxergar um palmo à frente do nariz, não se via absolutamente nada.
Tudo era escuridão, zero de visibilidade, não havia lua e as estrelas estavam cobertas pelas nuvens.
Subindo por uma "parede" a apenas 100m do topo ele escorregou e caiu; caia a uma velocidade vertiginosa, somente conseguia ver as manchas que passavam cada vez mais rápidas na mesma escuridão, e sentia a terrível sensação de ser sugado pela força da gravidade.
Ele continuava caindo ... e nesses angustiantes momentos, passaram por sua mente todos os momentos felizes e tristes que ele já havia vivido em sua vida .... de repente ele sentiu um puxão forte que quase o partiu pela metade . . . Shack!
Como todo alpinista experimentado, havia cravado estacas de segurança com grampos a uma corda comprida que fixou em sua cintura.
Nesses momentos de silêncio, suspendido pelos ares na completa escuridão, não sobrou para ele nada além do que gritar:

Ó MEU DEUS ME AJUDE ! ! !

De repente uma voz grave e profunda vinda do céu respondeu:

QUE VOCÊ QUER DE MIM MEU FILHO?

Me salve meu Deus por favor! !

VOCÊ REALMENTE ACREDITA QUE EU POSSA TE SALVAR ?

Eu tenho certeza meu Deus.

ENTÃO CORTE A CORDA QUE TE MANTÉM PENDURADO ....

Houve um momento de silêncio e reflexão.
O homem se agarrou mais ainda à corda e refletiu que se fizesse isso morreria...
Conta o pessoal de resgate que ao outro dia encontrou a um alpinista congelado, morto, agarrado com força com as suas duas mãos a uma corda...

A TÃO SOMENTE DOIS METROS DO CHÃO... "

quarta-feira, 10 de março de 2010



"Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores".
Cora Coralina

terça-feira, 2 de março de 2010

40 anos da minha escola








Nas imagens de ex-alunos, todo meu coração
aos alunos de 2010.

Amanhã, 03 de março de 2010, o Colégio Estadual de Marmeleiro,no município de Marmeleiro, sudoeste do Paraná onde sou professora completa 40 anos.
Sou parte de sua história a 25 anos.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Sugestão para redação

Hoje, 08 de fevereiro, iniciamos mais um ano letivo.
Minhas turmas: 8A e 8B(Ensino Fundamental);
2A e 2B; 3A (Ensino Médio).

Iniciei as aulas nessas turmas confeccionando com os alunos uma dobradura
que lembra uma brincadeira infanto juvenil de outros tempos: "Céu e Inferno".
A partir dela, além de descobrir o segredo da brincadeira, os alunos desenvolvem conceitos de Matemática, Arte, etc.(de acordo com os objetivos que se pretende);Após os alunos produzirão, em grupo, uma modalidade de texto.
O plano de aula você pode conferir no blog da minha escola.
http://estadualmarmeleiro.blogspot. com
Mas, me dê um tempinho! esta semana está uma correria na escola.
Aproveitarei o carnaval para publicação.