Em nossa sociedade é comum adolescentes serem bombardeados com "novidades", cuja única intençao é o lucro desenfreado às custas de pessoas ainda em formação.
- "É a moda, precisamos viver o momento, o depois, não interessa", citam, alguns, que passam a aderir o que a sociedade consumista e, sem valor moral e ético, propaga aos desinformados de valores.
E quando isso acontece, a escola torna-se para tal sociedade, o recurso para resolver o problema. E de repente, a escola é acusada de não ter "infelizmente" na matriz curricular "aulas de educação sexual". Como se tais aulas fossem por si só resolver a séria questão que envolve a sexualidade dos jovens. (Aliás, a primeira orientação não seria dos pais?).
Tudo recai na escola para possíveis soluções: uso de drogas,jovens infratores, crianças e adolescentes sem apoio familiar, gravidez na adolescência, bullying, alunos que agridem verbalmente e moralmente professores, etc. Até parece que a escola é a redentora da Pátria.
Entretanto, se a ela atribuem tais quisitos, por que está ainda relegada a segundo plano, vista com olhos piedosos, não merecedora de sua essência maior que é o conhecimento em sua plenitude?
A escola encontra-se na busca da resolução da equação da diversidade de um mundo submetido a violência, a corrupção de todos os valores, a descrença, a incompetência, a desvalorização, a desmotivação... emaranhada procura desatar os nós. E, ainda tem de ser uma escola de qualidade, que ofereça um ensino de qualidade, e saiba resolver estas e outras questões.
Aceitamos tais desafios, mesmo porque, às vezes, em determinadas situações, não podemos dizer NÃO.
Sem demagogia advinda das políticas educacionais, ou, da sociedade que constrói sua teia e depois espera que nos livremos e livremos outros de serem devorados pela inocente "aranha", qual é realmente o papel que se atribui à escola no mundo de hoje? Será que de fato é apenas ensinar o conhecimento científico?
Dia a dia a escola me prova o contrário. O conhecimento científico está em confronto com outras necessidades dos alunos - carência afetiva, abandono familiar, miséria,imposições, violência sexual, drogas, gravidez, ódio, revolta, exploração da sexualidade, cadeia...Então, como ensinar o conhecimento científico? Estamos buscando soluções.
Atualmente, na escola, não são apenas responsáveis pela "educação sexual" uma matriz curricular, nem as disciplinas de Ciências e Biologia. Todas as disciplinas dão sua contribuição. Entretanto,constata-se que a família na maioria das vezes se exclui de tais conversas com os filhos. E a escola se vê sozinha, impotente frente ao grande número de jovens que levam a prática do sexo como uma brincadeira inconsequente. Acrescente-se os demais problemas aqui citados.
Portanto, nada mais nos dias de hoje é "bonito e inocente". Os badulaques para enfeite do corpo, adolescente ou não, marcam conceitos, bons ou ruins. Basta ver o excesso de tatuagens, os "piercings", etc., e as tais "pulserinhas do sexo" que desencadearam nas escolas brasileiras discussão entre educadores, psicólogos e demais autoridades. Nas escolas, buscam-se soluções viáveis em benefício dos estudantes para que não sofram abusos em consequência do uso de tais pulseiras, cuja mensagem em cada uma delas, não é nada inocente, pois envolve desde estupro até pedofilia em alguns estados e municípios.
Profª Marina
Quem sou eu
- Marina
- Marmeleiro, Sudoeste do Paraná, Brazil
- Profª de Língua Portuguesa e Pedagoga no Colégio Estadual de Marmeleiro onde construí parte da minha história. E porque sou alma de espírito livre que caminha nesse mundo em busca da essência que me apraz a liberdade, amo e escrevo poesias porque: Às vezes pinto-me nuvem, outras, estrela. Às vezes vida e flores Só pra te amar. Amo e adoro amar o amor. Sou mulher. Sou paixão. Sou Poesia. Sou poeta da poesia. E sou professora.
Hora certa!
00:00:00
sábado, 17 de abril de 2010
sexta-feira, 19 de março de 2010
O Alpinista

"Esta é a história de um alpinista que sempre buscava superar mais e mais desafios.
Ele resolveu depois de muitos anos de preparação escalar o Aconcágua.
Mas ele queria a glória somente para ele, e resolveu escalar sozinho sem nenhum companheiro, o que seria natural no caso de uma escalada dessa dificuldade.
Ele começou a subir e foi ficando cada vez mais tarde, porém ele não havia se preparado para acampar resolveu seguir a escalada decidido a atingir o topo.
Escureceu, e a noite caiu como um breu nas alturas da montanha, e não era possível mais enxergar um palmo à frente do nariz, não se via absolutamente nada.
Tudo era escuridão, zero de visibilidade, não havia lua e as estrelas estavam cobertas pelas nuvens.
Subindo por uma "parede" a apenas 100m do topo ele escorregou e caiu; caia a uma velocidade vertiginosa, somente conseguia ver as manchas que passavam cada vez mais rápidas na mesma escuridão, e sentia a terrível sensação de ser sugado pela força da gravidade.
Ele continuava caindo ... e nesses angustiantes momentos, passaram por sua mente todos os momentos felizes e tristes que ele já havia vivido em sua vida .... de repente ele sentiu um puxão forte que quase o partiu pela metade . . . Shack!
Como todo alpinista experimentado, havia cravado estacas de segurança com grampos a uma corda comprida que fixou em sua cintura.
Nesses momentos de silêncio, suspendido pelos ares na completa escuridão, não sobrou para ele nada além do que gritar:
Ó MEU DEUS ME AJUDE ! ! !
De repente uma voz grave e profunda vinda do céu respondeu:
QUE VOCÊ QUER DE MIM MEU FILHO?
Me salve meu Deus por favor! !
VOCÊ REALMENTE ACREDITA QUE EU POSSA TE SALVAR ?
Eu tenho certeza meu Deus.
ENTÃO CORTE A CORDA QUE TE MANTÉM PENDURADO ....
Houve um momento de silêncio e reflexão.
O homem se agarrou mais ainda à corda e refletiu que se fizesse isso morreria...
Conta o pessoal de resgate que ao outro dia encontrou a um alpinista congelado, morto, agarrado com força com as suas duas mãos a uma corda...
A TÃO SOMENTE DOIS METROS DO CHÃO... "
quarta-feira, 10 de março de 2010
terça-feira, 2 de março de 2010
40 anos da minha escola
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Sugestão para redação
Hoje, 08 de fevereiro, iniciamos mais um ano letivo.
Minhas turmas: 8A e 8B(Ensino Fundamental);
2A e 2B; 3A (Ensino Médio).
Iniciei as aulas nessas turmas confeccionando com os alunos uma dobradura
que lembra uma brincadeira infanto juvenil de outros tempos: "Céu e Inferno".
A partir dela, além de descobrir o segredo da brincadeira, os alunos desenvolvem conceitos de Matemática, Arte, etc.(de acordo com os objetivos que se pretende);Após os alunos produzirão, em grupo, uma modalidade de texto.
O plano de aula você pode conferir no blog da minha escola.
http://estadualmarmeleiro.blogspot. com
Mas, me dê um tempinho! esta semana está uma correria na escola.
Aproveitarei o carnaval para publicação.
Minhas turmas: 8A e 8B(Ensino Fundamental);
2A e 2B; 3A (Ensino Médio).
Iniciei as aulas nessas turmas confeccionando com os alunos uma dobradura
que lembra uma brincadeira infanto juvenil de outros tempos: "Céu e Inferno".
A partir dela, além de descobrir o segredo da brincadeira, os alunos desenvolvem conceitos de Matemática, Arte, etc.(de acordo com os objetivos que se pretende);Após os alunos produzirão, em grupo, uma modalidade de texto.
O plano de aula você pode conferir no blog da minha escola.
http://estadualmarmeleiro.blogspot. com
Mas, me dê um tempinho! esta semana está uma correria na escola.
Aproveitarei o carnaval para publicação.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Uma loja muito especial
Entrei e vi um anjo no balcâo...Maravilhado conversei com ele:
_ Santo Anjo do Senhor...Que vendes?
-Todos os dons de Deus.
- E custa muito?
- Não... É tudo de graça.
Contemplei a loja e vi - jarros de fé, pacotes de esperança, caixinhas de salvação e sabedoria... Tomei coragem, então pedi:
- Por favor, quero um vidro de fé, felicidade e salvação para mim e minha família.
Então o anjo preparou um pequeno embrulho e colocou em minha mão. Espantado com o tamanho do embrulho, perguntei:
- É possível caber tudo isso nesse pacotinho?
O anjo respondeu sorrindo:
- Na Loja de Deus não vendemos frutos. Apenas sementes.
Assinar:
Postagens (Atom)







