Hora certa!

00:00:00

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dia Mundial do Meio Ambiente




Data: 05 de junho
Como surgiu?

Entre os dias 5 e 12 de junho de 1972, foi realizada em Estocolmo, a capital da Suécia, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. A partir dessa data, o dia 5 de junho foi declarado Dia Mundial do Meio Ambiente.
Os participantes da conferência assinaram documentos que deveriam obrigar os governos de todos os países a tomar medidas para impedir a poluição do solo, das águas e do ar. Eles também queriam que as pessoas tomassem consciência da necessidade de proteger o meio ambiente.
A conferência de 1992 foi realizada na cidade do Rio Janeiro e a de 2002 foi realizada na África do Sul..

E NA ESCOLA O QUE VOCÊ PODE ENSINAR AOS ALUNOS?

Primeiramente os alunos devem aprender a respeitar e cuidar do ambiente próximo a eles.
De nada adianta pregar que devem "salvar o planeta", se não entendem que pequenos atos de desperdícios prejudicam o "meio ambiente onde vivem", inclusive, na escola: tomar água e deixar a torneira aberta, desperdiçar folhas de caderno para bilhetinhos, jogar bolinhas nos colegas, fazer bolas para jogar "futebol" na hora do recreio,etc.; jogar papel de balas, chicletes, salgadinhos pelo pátio e arredores da escola. Não apagar a luz e desligar os ventiladores quando saem da sala de aula; na hora da merenda, desperdiçar o alimento deixando sobras nos vasilhames...
A educação para o respeito ao meio ambiente não começa na reciclagem e separação do lixo, apenas. Separar o lixo e reciclar já está institucionalizado. Uns fazem, outros, ainda, parcialmente. Mas os programas governamentais fazem sua parte.
O que preocupa na questão ambiental - lixeiras e lixeiras povoam os lugares por onde transitam as pessoas, mas elas jogam o lixo por onde passam; uns acreditam que rios e córregos são lixeiras, outros, que as forças da natureza ainda são castigo de Deus.
Enquanto isso,o caos se estabelece.
SERÁ que não temos salvação?
SERÁ que estamos falhando na educação de crianças e jovens?

terça-feira, 1 de junho de 2010

Poema de Mário de Andrade

Quando morrer quero ficar

Quando eu morrer quero ficar,
Não contem aos meus inimigos,
Sepultado em minha cidade,
Saudade.
Meus pés enterrem na rua Aurora,
No Paissandu deixem meu sexo,
Na Lopes Chaves a cabeça
Esqueçam.
No Pátio do Colégio afundem
O meu coração paulistano:
Um coração vivo e um defunto
Bem juntos.
Escondam no Correio o ouvido
Direito, o esquerdo nos Telégrafos,
Quero saber da vida alheia,
Sereia.
O nariz guardem nos rosais,
A língua no alto do Ipiranga
Para cantar a liberdade.
Saudade...
Os olhos lá no Jaraguá
Assistirão ao que há de vir,
O joelho na Universidade,
Saudade...
As mãos atirem por aí,
Que desvivam como viveram,
As tripas atirem pro Diabo,
Que o espírito será de Deus.
Adeus.

Mario de Andrade nasceu em São Paulo e construiu praticamente toda a sua vida na metrópole.
O escritor Mario Raul de Morais Andrade foi considerado unanimidade nacional e reconhecido por críticos como o mais importante intelectual brasileiro do século XX.
Mario de Andrade liderou o movimento modernista no Brasil e produziu um grande impacto na renovação literária e artística do país, participando ativamente da Semana de Arte Moderna de 22
25 de fevereiro de 2010 marcou 65 anos sem Mário de Andrade.

Retalhos do Modernismo - acessado 1º/06/10
Luis Almeida