Hora certa!

00:00:00

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Instantes

Há dias que acredito que a vida está tecida
entrelaçada  a outras vidas nas quais as sinto
embaralhadas
amadas
desamadas
perdidas.
Há os amores amados
há os desamados
e aqueles que lutam pra sobreviver.
Entendo de repente num sopro
que me apraz a compreensão
que a vida é apenas um vai e vem cheio
de surpresas inesperadas
e que o amor
está presente no coração
quase sempre de quem está ausente.

Há  momentos  que a vida não é cheia de graça
mas da graças para quem acredita
 que vale a pena viver.

sábado, 15 de dezembro de 2012

É Natal, mais uma vez!

 Parece tão fácil fazer esta afirmação.
Porém, o tempo foi longo nos seus quase 365 dias e nos faz refletir
nos que se foram, nos que estão por ir e nos que pensam em ficar.
No que fizemos e no que deixamos de fazer nos ensinamentos de quem nasceu e morreu por nós.
É Natal!
A vida mais uma vez renova-se e não há muito que dizer.
Jesus nasceu! Jesus nos da graças para novamente colher o que plantamos.
É hora de cantar Jesus e proclamar a esperança do milagre da vida.
É hora de compor um verso de amor, de alegria e de agradecimento ao filho de Deus e de Maria.
É tempo de nos versos renovarem-se as palavras de poesia para celebrar o nascimento de JesusCristinho – que veio ao mundo para nos salvar.
É tempo de na poesia brindar esse menino encantador que nos ensinou que sem amor, mesmo que “falássemos a língua dos homens, nada seríamos”:
a palavra da vida é vã, sem amor.
É hora de entender que os sonhos da humanidade caminham na lentidão do tempo que se esvai...
Mas que o tempo urge para as mãos que plantaram e esperam colher
a celebração do menino que contemplamos como nossa salvação:
- Jesus, Filho de Deus, que nos ensina uma prece por quem dorme em silêncio no entardecer do Pai Nosso.
É Natal, mais uma vez!
È tempo de se pensar mais na justiça dos injustiçados.
E de sonhar com um mundo melhor - livre dos males que assolam a humanidade.
A vida renova-se e não há muito que dizer:
A não ser – Obrigada, Jesus Cristo, porque você me ensinou a palavra AMOR e que a todo o momento é possível mudar o instante de nossa existência.
Marmeleiro, 17.12.12

sexta-feira, 9 de novembro de 2012


O jardim silencioso

Gosto de saber
que a vida está lá fora
nos pássaros,
nas flores,
nas folhas das árvores do meu quintal
no céu
nas estrelas
no horizonte que da brilho à  vida
que me ensina a amar nessa viagem.
Gosto de saber que
na terra molhada
do meu jardim
crescem rosas e jasmins
romãs e dálias
hortências e camélias
beijos e espinhos de Cristo...
insetos e minhocas
saudando a vida.
Ah! como sou feliz
nas terras do meu jardim
enquanto sonho presa nesse quarto
abaixo do solo vermelho desse imenso mundo silencioso e aconchegante
que é meu jardim.

Filosofando Sobre a Vida em 1ª Pessoa

Passagem que vai
Passagem que vem
É a vida da gente
numa eterna viagem.
Às vezes, as andanças são interrompidas
num momento qualquer.
E nesse instante paro para refletir
sobre o sentido da vida.
E quanto mais penso, menos entendendo
esse sopro que me ensina certas verdades
caladas
no coração.
Há dias que vago entre o “ser ou não ser”,
embora seja exatamente a questão:- o aprendizado da vida,
- esta passagem que vai e vem.
As longas horas, algumas, inevitavelmente,
Mortas, me atordoam
perpassam pelo curso Incerto...
Perdido,
ora porque não aprendi a viver,
ora porque vivi demais,
Atropeladamente,
ou, porque, de repente, não vivi o que deveria aprender.
Mas meu Pequeno Príncipe me ensinou que
“Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”.
De certa forma, se a alma não é pequena
é possível, filosoficamente,
que tudo na vida tem sentido para existir,
Inclusive a minha alma e vida.
Se a existência entre o nascer e o quedar do sol poente
de nossas vidas, dá-se  estritamente entre o real e o imaginário –
- na minha forma de conceber a Poesia da vida.
Quero entre um, mas e outro, amar e muito viver,
pois o fim desse processo – é a aprendizagem
nesta passagem que vai e vem
e nela está minha alma e porque existo.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012


SOU FÃ DE MIM MESMA E ADORO VIVER

SOU POETA DA VIDA
LADEIO O AMOR

PRECISO APRENDER

AMAR COM PAIXÃO
VIVER O SONHO DOS POETAS
BEIJAR O BEIJO DO SOL
CANTAR AS ESTRELAS
NO PIANO DA VIDA
QUEBRAR A INSENSATEZ.

A TI, HELENA, MINHA HOMENAGEM

12 DE OUTUBRO 2012
Centenário
Aquarela

Sol de primavera.
Céu azul, jardim em flor.
Riso de crianças.
Na pauta de fios elétricos,
uma escala de andorinhas.



 Sem aviso 

 Sem aviso,
O vento vira
Uma página da vida. 


Sabedoria

Tudo o tempo leva.
A própria vida não dura.
Com sabedoria,
colhe a alegria de agora
para a saudade futura. 


Viagem no Espelho
Helena Kolody
Fotos: Marina